Comitê das Crianças de Boa Vista – Com mais de 500 crianças inscritas, sorteio para seleção dos integrantes acontece hoje (14)
Por: Redação | Foto: Welika Matos
Nesta quinta-feira, (14), às 16h no Teatro Escola, acontecerá a seleção dos 24 integrantes que vão representar o Comitê das Crianças de Boa Vista (CCBV) mediante sorteio transmitido ao vivo no canal do Youtube da Prefeitura de Boa Vista. Cerca de 560 crianças entre 6 a 10 anos de diferentes regiões da capital, comunidades indígenas e área rural disputam as vagas.
Com o objetivo de garantir o poder de voz e protagonismo infantil para o desenvolvimento das políticas para a primeira infância, o Comitê foi estabelecido após incorporação da prefeitura à Rede Latino-Americana – Projeto Cidade das Crianças.
As crianças terão participação ativa e vão discutir, em reuniões bimestrais, ações sobre saúde, social, lazer, obras, educação entre outras áreas, propondo mudanças e melhorias. “A primeira reunião terá a presença do prefeito, e os integrantes do comitê vão conhecer um pouco da nossa política pública. No CCBV, as crianças participarão de trabalhos práticos para incitar a criatividade e, a partir daí, discutir ações importantes nas áreas que lhe afetam”, disse a secretária municipal de Gestão Social, Nathalia Cortez.
Os representantes serão divididos em zonas de atuação, considerando a densidade populacional das áreas territoriais da cidade:
a) Região I: Dois representantes do Centro, 01 (um) menino e 01 (uma) menina;
b) Região II: Quatro representantes da Zona Norte, 02 (dois) meninos e 02 (duas) meninas;
c) Região III: Quatro representantes da Zona Sul, 02 (dois) meninos e 02 (duas) meninas;
d) Região IV: Dois representantes da Zona Leste, 01 (um) menino e 01 (uma) menina;
e) Região V: Seis representantes da Zona Oeste, 03 (três) meninos e 03 (três) meninas;
f) Região VI: Quatro representantes da Zona Rural e Indígena, 02 (dois) meninos e 02 (duas) meninas;
g) Dois representantes com deficiência, 01 (um) menino e 01 (uma) menina.
Primeira Infância de Boa Vista
Através da lei n°1.545/2013, que estabeleceu o Programa Família que Acolhe (FQA) e o Plano Municipal pela Primeira Infância, o município criou uma política pública consolidada para a primeira infância alinhada com as diretrizes do Marco Legal da Primeira Infância e tornou-se reconhecida internacionalmente.
Além de receber visitantes do Brasil e do mundo, em 2019, Boa Vista sediou o 1º Fórum Nacional da Primeira Infância. Em 2022 sediou o 1º Encontro da Rede Urban95 no Brasil com a participação de mais de 25 cidades de todas as regiões do país.
Entre as premiações recebidas, estão: Prêmio Prefeito Amigo da Criança – Categoria Boas Práticas (Junho 2016); Prêmio Cidades Sustentáveis 2019: Redução das Desigualdades – Tema Acesso a Serviços – 2º lugar na Categoria Cidades Médias (Setembro 2019); Prêmio do Conselho Nacional de Justiça de Boas Práticas para a Primeira Infância – 2º lugar na categoria Governo (Dezembro 2019); Reconhecimento de Boa Prática do Comitê Gestor Intersetorial da Primeira Infância (Agosto 2021).