Convocação da lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

O anúncio foi feito na última sexta-feira (26) após inscritos no processo seletivo reclamarem de problemas na convocação

Por: Redação | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil


O prazo para convocação da lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2024 foi prorrogado até o dia 17 de maio, conforme anúncio feito pelo Ministério da Educação (MEC). A data-limite encerraria nesta quarta-feira, 30 de abril.

Até o momento, desde o dia 28 de março, o MEC realizou cinco chamadas de candidatos em lista de espera. Em 2024, ao todo, o Fies oferece 112.168 vagas e caso não haja preenchimento das 67.301 vagas disponibilizadas pela pasta neste primeiro chamamento, as remanescentes serão ofertadas no processo seletivo do segundo semestre deste ano, com previsão de oferta de mais de 44 mil novas vagas.

Como funciona a convocação?

O candidato é pré-selecionado na lista de espera quando a vaga que já havia sido destinada a outro candidato durante convocações anteriores volta para o sistema por não ter sido ocupada naquela ocasião. Dessa forma, essa mesma vaga é ofertada para o próximo estudante da lista de espera, de acordo com a ordem de classificação. A não ocupação da vaga ocorre quando o pré-selecionado não consegue concluir quaisquer das etapas que antecedem a assinatura do contrato ou até mesmo por não manter o interesse pela vaga.

A prorrogação se deu após reclamação de alguns problemas no processo seletivo do Ministério da Educação, como falhas técnicas, demora na divulgação das pessoas pré-selecionadas. O Edital com a ampliação do prazo foi publicado na última sexta-feira (26), no Diário Oficial da União (DOU).

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos