Novo ano, novas metas? Confira dicas para manter foco nas atividades físicas em 2022

Se você pretende iniciar alguma modalidade esportiva ou praticar exercícios, a hora é agora!

Por: Bruna Cássia | Foto: Igorh Martins

Sempre que chega um novo ano traçamos novas metas. Sejam elas financeiras, outros projetos pessoais e também relacionadas à saúde, principalmente após – certamente – ter extrapolado com a alimentação durante as festas de fim de ano.

Foto: arquivo pessoal

A consciência pesa um pouco e soltamos aquela famosa frase anual: “esse ano serei fitness”. E que tal ser mesmo? Segundo reforça o educador físico e treinador, João Victor Alecrim, “a hora é agora!”. Tanto para quem já pratica alguma atividade física quanto para quem deseja iniciar, o especialista dá dicas para manter o foco em 2022.

“Para quem já praticava atividade física e fazia a alimentação correta, as orientações são retomar a programação normal sem extrapolar nos exercícios ou fazer dietas restritivas”, iniciou.

Se você aumentou alguns quilinhos neste período, ele esclarece: “Provavelmente o peso que você aumentou nesse período é liquido retido e afins, não necessariamente gordura. Dietas restritivas podem acarretar respostas metabólicas que atrapalharão os resultados e o excesso de exercício pode ser lesivo”, continuou.

Já para quem ainda não prática nenhuma atividade física: “A hora de começar é agora, não no começo da semana que vem, não no início do mês que vem. Procure atividades simples e divertidas que lhe agradem, como passear com o cachorro ou andar de bicicleta, depois vá explorando novas possibilidades, na alimentação procure manter o equilíbrio, adicionar legumes e vegetais nas refeições principais, diminuir o consumo de doces e frituras, comer mais frutas e beber água”, continuou.

Ele explica que as atividades que gostamos de praticar aumentam a sensação de prazer e que todo movimento é válido.

“Criem metas pessoais como aumentar mais um quilometro na corrida, dançar mais duas músicas, pedalar uma trilha mais desafiadora, passar um dia sem beber refrigerantes ou qualquer coisa que te desafie a se superar. A sensação de superar metas estimula a continuidade da prática e incentiva a manutenção do foco”, reforçou.

Como a atividade física pode mudar a vida das pessoas

Foto: arquivo pessoal

Há quem prefira simples atividades como caminhar, correr ou pedalar. Mas há, também, quem se identifique com outras modalidades. É o caso da jornalista Emmily Melo que iniciou a prática de musculação neste ano e faz Pilates desde 2015.

Ela confessa que não é muito fã da musculação e por isso iniciou o Pilates, prática que encontrou para iniciar uma atividade física.

“É o meu ‘queridinho’. Um momento de conexão corpo e mente, porque exige concentração, e de relaxamento, por conta dos exercícios e dos métodos”, disse. “A base do Pilates me ajudou a praticar depois outras atividades: que foi o treino funcional e, agora, a temida musculação (orientação médica para eu ganhar a massa corporal necessária)”, adicionou.

Agora, ela intercala as duas modalidades de exercícios. O objetivo? Melhorar ainda mais a qualidade de vida. “Eu comecei o ano focando ainda mais na saúde, até pelo contexto da pandemia e por minha mãe ser diabética”.

“Durmo melhor, trabalho melhor, me sinto em paz e com a sensação de prioridade comigo”, disse sobre os benefícios dessa nova rotina. E para quem pretende começar, mas não deu o primeiro passo, ela passa um recado: “Focar no que faz bem. Não buscar corpo perfeito, mas qualidade de vida. E, antes de iniciar, ter uma boa orientação profissional”, concluiu.

O empresário Denner Souza também é adepto às práticas de exercícios. Ele treina a arte marcial Jiu-Jitsu há sete anos e faz musculação há um ano. Ao longo desse tempo notou mudanças de comportamento e melhoras na qualidade de vida.

“Eu percebi mudanças principalmente no humor, disposição e me sinto mais saudável, mais animado, além de dormir melhor”, revelou.

Para ele, dar o primeiro passo para praticar alguma modalidade é sempre essencial. “Sempre tem aquela preguiça, uma desculpa aqui e outra acolá pra protelar as atividades físicas, mas sempre tem uma recompensa. Pode ser o humor que melhora ou até aquelas medidas que nos agradam”, orientou.

Foto: arquivo pessoal

1 thought on “Novo ano, novas metas? Confira dicas para manter foco nas atividades físicas em 2022

  1. Tinha resistência com a prática regular de atividade física, mas hoje meu dia só começa depois de um bom treino de musculação. Minha vida mudou pra melhor em todas as áreas, graças a esse novo hábito, que não melhora apenas a saúde física.

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