Programa ‘Baby Spa’ que garante atendimento mais humanizado para bebês é aprovado na Câmara de Boa Vista

O projeto, que é de autoria da vereadora Regiane Matos, será implantado nas UBSs e no Família que Acolhe

Por: Bruna Cássia | Foto: Jackson Souza

Com o objetivo de proporcionar um atendimento mais humanizado por meio da massagem Shantala e pela hidroterapia, foi criado o programa Baby Spa, uma ideia da vereadora Regiane Matos de quando ela era diretora da Unidade Básica de Saúde (UBS) Aygara Motta, no bairro Cidade Satélite.

Ao perceber que a atividade deu certo lá atrás, principalmente por ter sido considerado inovador e ter atraído a atenção de pessoas de outros países, ela decidiu apresentar a ideia como Projeto de Lei na Câmara Municipal de Boa Vista após ser eleita como vereadora.

Regiane Matos.
Foto: arquivo pessoal

Nesta semana, o Projeto de Lei (PL 007/2021) foi aprovado na Casa e será implantado nas demais Unidades e também no programa Família que Acolhe da Prefeitura, beneficiando famílias que fazem parte da puericultura.

“O Programa consiste em massagem relaxante e hidroterapia, realizadas na UBS pelo próprio responsável do bebê, supervisionados por uma equipe, nos primeiros seis meses de vida da criança”, explicou.

Regiane reforçou que com a implantação do Baby Spa em todas as unidades de saúde, será possível oferecer um atendimento diferenciado e humanizado para os bebês, garantindo as necessidades de desenvolvimento físico e cognitivo na primeira infância, conforme prevê a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC).

Outra aprovação

Dias atrás, também foi aprovado outro projeto da vereadora: o Home Fitness, que consiste em promover atendimento on-line com atividades físicas para pessoas atendidas pelas unidades de saúde.

De acordo com o projeto de lei, os participantes deverão ser avaliados, orientados e monitorados antes e durante o tempo de permanência no programa, mediante avaliação antropométrica e clínica, por profissionais da Equipe de Saúde da Família e revisadas pelo educador físico responsável pelo grupo Home Fitness ao qual o paciente será integrado.

 “São ideias que deram certo para a comunidade, oferecendo mais qualidade de vida para as pessoas e que agora, como vereadora, estou legislando para que esses projetos sejam expandidos para toda a cidade”, ressaltou Regiane.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos